Inicio

Banheiro de Alexandre, o Grande é encontrado por arqueólogos na Grécia

Além do local onde o imperador se banhava com os companheiros, pesquisadores também descobriram o ginásio onde ele treinava
Por History Channel Brasil em 10 de Maio de 2024 às 13:05 HS
Banheiro de Alexandre, o Grande é encontrado por arqueólogos na Grécia-0

Arqueólogos têm feito uma série de descobertas nas ruínas do Palácio de Aigai, onde Alexandre, o Grande, foi coroado imperador da Macedônia. A edificação imponente ocupava 15 mil metros quadrados e era três vezes maior que o Partenon. Agora, novas escavações no local (situado no atual território da Grécia) revelaram o banheiro do conquistador e o ginásio onde ele treinava. 

Palácio de Aigai

O Palácio de Aigai (cidade que foi a capital da Macedônia e hoje é conhecida como Vergina) é considerado um dos maiores e mais importante edifícios da Grécia Clássica. Construída durante o reinado do pai de Alexandre, Filipe II (359 - 336 a.C.), a estrutura se tornou um símbolo de poder e beleza. Foi lá que Alexandre passou sua juventude e onde assumiu o trono de um reino que ele expandiria para muito além de suas fronteiras originais.

Detalhes da descoberta do banheiro e do ginásio de Alexandre serão revelados em um programa na TV inglesa comandado pela historiadora Bettany Hughes. "Há um grande ralo cortado na rocha e um banheiro comunal. Este teria sido o local onde Alexandre, o Grande, tomava banho com seus companheiros - seu famoso favorito Heféstio e todos aqueles jovens que viajaram com ele em campanhas e, após sua morte, disputaram seu império", disse ela em entrevista ao Daily Mail. "Seu quarto ainda não foi identificado, mas todos os aposentos do palácio estão lá", afirmou. 

Considerado por muitos estudiosos como o maior conquistador da história da humanidade, Alexandre tinha apenas 20 anos quando se tornou rei da Macedônia, após seu pai, Filipe II, ter sido assassinado em 336 a.C. Nos 12 anos seguintes, o jovem ambicioso derrotou todos os impérios rivais que encontrou, incluindo os persas e os egípcios. Ele se proclamou faraó e chegou a ser considerado um deus por seus súditos. Alexandre morreu em 323 a.C., aos 32 anos.

Fontes
Ancient Origins, Greek Reporter e Daily Mail
Imagens
istock