A quinoa, cereal sagrado dos incas, hoje é considerado pela ciência um alimento super nutritivo, sendo até mesmo usado pela NASA na dieta de seus astronautas.

Ciência e Tecnologia

 
 

 

Os incas foram grandes astrônomos e concentraram sua observação no sol e nas estrelas. Baseado no comportamento dos astros, conseguiam estabelecer padrões exatos para o plantio e a colheita. Utilizando construções de pedra, conseguiam a medida do tempo, antecipar o clima e, inclusive, prever os eclipese.  Fizeram verdadeiros laboratórios para sua agricultura, conseguindo manter diversas espécies vegetais em diferentes altitudes do império. O consistente avanço de sua civilização ensinou às diferentes culturas, devido à exatidão dos resultados obtidos pelos incas. Em matéria militar, aproveitaram a excelência no manuseio dos metais, para construir armas poderosas, como facões, machados e macanas,  que eram bolas de metal com pontas de estrela, numa base de madeira.

 

Medicina e Agricultura

Os bruxos feiticeiros chegaram a executar intervenções cirúrgicas para tirar ossos fraturados, pedaços de metal ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos. Utilizavam uma ferramenta chamada Tumi, uma faca em formato de T, símbolo do deus da medicina inca. Entretanto, sua ciência médica baseou-se na natureza, utilizando animais e plantas para a cura de doenças, que atribuíam ao abandono do corpo pelo espírito, quando ocorria algo. Cutivaram com sucesso mais de 70 espécies vegetais, entre muitas batatas e grãos, tomates, alho e quinoa. Utilizaram terraços para aproveitar o solo, utilizando fatores como a umidade para criar micro-climas e pequenas lagoas.

Escrita e Cálculos Matemáticos

Os incas não possuíam um alfabeto. Desenvolveram excelentes ferramentas para medir, através dos quipus, um sistema de registro com cordas de diferentes cores, que representavam o resultado de um cálculo previamente realizado com os yupana, uma espécie de ábaco. Estima-se que todo tipo de informação alfa-numérica era armazenada com a utilização deste sistema, apesar do fato ainda estar sob investigação.

VideosHumanidadeDeuses Incas
5000 A.C - 1000 A.C
999 A.C - 500 D.C
501 D.C - 1450 D.C
1451 D.C - 1780 D.C
1781 D.C - 1900 D.C
1901 D.C - 1950 D.C
1951 D.C - Atualidade