Inicio

Local onde o "verdadeiro Papai Noel" foi sepultado é encontrado na Turquia

Arqueólogos escavaram igreja onde os restos mortais de São Nicolau foram originalmente enterrados 
Por History Channel Brasil em 20 de Outubro de 2022 às 14:12 HS
Local onde o "verdadeiro Papai Noel" foi sepultado é encontrado na Turquia-0

Arqueólogos anunciaram a descoberta do local onde São Nicolau foi originalmente sepultado na Turquia. Muito admirado por sua piedade e generosidade, o santo, que viveu há mais de 1700 anos, também inspirou a figura do Papai Noel. Bispo da cidade de Mira (atualmente conhecida como Demre), ele teria doado toda a riqueza que havia herdado e viajado pelo campo ajudando os pobres e doentes. 

Ossos removidos

De acordo com os pesquisadores, São Nicolau foi sepultado em 343 d.C. na igreja onde ele foi bispo. Menos de 200 anos depois, o imperador bizantino Teodósio II mandou erguer outro templo no local, a Igreja de São Nicolau, para onde os restos mortais do santo foram transferidos. Em 1087, enquanto os habitantes gregos cristãos da região estavam sob o domínio dos turcos muçulmanos, um grupo de mercadores italianos removeu a maior parte do esqueleto de Nicolau sem autorização e levou os ossos para a cidade de Bari, onde foram guardados na Basílica di San Nicola. 

São Nicolau
São Nicolau (Imagem: Jaroslav Čermák (1831 - 1878)/Domínio Público, via Wikimedia Commons)

De acordo com Osman Eravşar, presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antalya, o túmulo e o sarcófago do santo foram localizados na base de um afresco representando Jesus, onde os arqueólogos escavaram as fundações originais da igreja e o piso de mosaico do século IV. "Agora chegamos aos restos da primeira igreja e ao piso em que São Nicolau pisou", disse ele.

Durante a Renascença, São Nicolau era considerado o santo mais popular da Europa. Mesmo depois da Reforma Protestante, quando a veneração dos santos começou a ser desencorajada, ele manteve sua popularidade, especialmente na Holanda. Com o tempo, na cultura holandesa, o histórico santo se transformou em uma figura mágica com uma longa barba, roupas vermelhas e que distribuía presentes para crianças que se comportaram bem durante o ano. Nascia assim a lenda do Sinterklaas (forma abreviada do nome "São Nicolau" em holandês), que daria origem à tradição do Papai Noel.

Fontes
Live Science, Heritage Daily e Express
Imagens
iStock