Inicio

Ruínas de palácio usado pela elite do Império Maia são encontradas no México

Estruturas nunca haviam sido descobertas poise estavam escondidas sob a vegetação na antiga cidade de Kabah
Por History Channel Brasil em 01 de Outubro de 2023 às 15:58 HS
Ruínas de palácio usado pela elite do Império Maia são encontradas no México-0

Pesquisadores encontraram no México as ruínas de duas estruturas, incluindo um antigo palácio utilizado pela elite do Império Maia. A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Kabah, na região de Yucatan. Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do país, é a primeira vez que edificações residenciais são identificadas naquela área.

Decoração sofisticada

O palácio tem extensão de 26 metros e fachada principal composta por pórtico com oito pilastras e nove vãos. A estrutura é decorada com motivos de penas, miçangas e pássaros esculpidos em sua arquitetura. Além disso, sua escadaria apresenta vestígios de uma figura de proa em relevo que chegava a nove metros de comprimento.

Ruínas do palácio maia

Em entrevista ao site Live Science, Lourdes Toscano Hernández, arqueóloga do INAH, disse que o palácio e o outro conjunto habitacional eram espaços de elite onde as pessoas dormiam, comiam e viviam a sua rotina cotidiana. De acordo com ela, os edifícios também podem ter sido usados para funções administrativas. As gravuras de pássaros, penas e miçangas podem ter simbolizado a relação entre as elites que viviam nessas estruturas e os deuses maias.

Acredita-se que a antiga cidade de Kabah, cujo nome no idioma maia significa "mão forte", tenha sido habitada desde meados do século III a.C. Suas ruínas incluem o templo Codz Poop, também conhecido como o "Palácio do Máscaras", que é decorado com centenas de máscaras de pedra pertencentes ao deus maia da chuva e do trovão, Chaac. As estruturas descobertas agora nunca haviam sido encontradas porque estavam cobertas pela vegetação.

Fontes
INAH e Live Science
Imagens
INAH/Divulgação