Inicio

"Sucessor do Concorde" faz seu primeiro teste de voo nos Estados Unidos

Há 20 anos que aviões comerciais supersônicos não são mais usados, mas o novo jato pode mudar esse panorama
Por History Channel Brasil em 31 de Março de 2024 às 12:03 HS
"Sucessor do Concorde" faz seu primeiro teste de voo nos Estados Unidos-0

A empresa Boom Supersonic anunciou que o XB-1, o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente no mundo, fez um voo de teste bem-sucedido nos Estados Unidos. O novo veículo faz parte do projeto de criação do "sucessor do Concorde". Desde que a célebre aeronave se aposentou, há 20 anos, que aviões comerciais supersônicos não são mais utilizados.

Overture

Voando a uma altitude de 2.100 metros,  o XB-1 atingiu velocidades de até 439 quilômetros por hora. Embora isso ainda esteja muito abaixo da velocidade do som (pouco mais de 1.234 quilômetros por hora), o voo de teste atendeu a todos os seus objetivos. De acordo com a Boom Supersonic, a aeronave foi aprovada em termos de segurança e capacidade de manuseio.

O programa XB-1 está sendo usado como modelo para a criação do design e desenvolvimento do Overture, o avião sustentável supersônico da Boom. O Overture transportará de 64 a 80 passageiros a uma velocidade Mach 1.7, cerca de duas vezes mais rápido que os atuais aviões subsônicos. Segundo a Boom, empresas aéreas como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines já encomendaram esse modelo de avião para uso comercial no futuro.

"Esperei por mais de 20 anos por um sucessor ambientalmente amigável para o Concorde e o primeiro voo do XB-1 é um marco importante para a realização dos meus sonhos. Quando voei pela última vez no Concorde em 2003, sabia que esse dia chegaria. O primeiro voo do demonstrador supersônico XB-1 é um feito significativo para tornar o voo supersônico sustentável uma realidade, a bordo do Overture - minha primeira escolha como sucessor do Concorde", disse o Capitão Mike Bannister, ex-piloto-chefe do Concorde da British Airways.

Fontes
Boom Supersonic
Imagens
Boom Supersonic/Divulgação