Inicio

Artista cria anéis com jóias de poluição através de projeto inovador

Por History Channel Brasil em 08 de Agosto de 2015 às 02:54 HS
Artista cria anéis com jóias de poluição através de projeto inovador-0

A poluição do ar afeta a vida de todas as pessoas, principalmente nas grandes cidades. A solução ainda está distante, mas um artista holandês criou um projeto criativo para amenizar o problema.

Daan Roosegaarde pretende usar o ar poluído como fonte para criar joias. O equipamento para retirar a poluição do ar e usá-la como matéria-prima foi batizado de Smog Free Tower (Torre Livre de Poluição), uma torre de 7 metros de altura projetada para limpar o ar de parques e outros espaços públicos. Como a poluição é primordialmente composta de carbono, mesmo material que compõe os diamantes, Roosegaarde teve a ideia de comprimi-la em cubos, que podem ser usados para fazer anéis e outras joias.

A tecnologia da torre é baseada no sistema de purificação de ar usado em hospitais. Ela deve produzir 3500 cubos de poluição por dia, se estiver em uma área muita poluída, e cada cubo pode limpar cerca de mil metros cúbicos de ar diariamente. Uma campanha de crowdfunding busca recursos para o projeto. Seus apoiadores receberiam cubos, anéis e abotoaduras criados com o equipamento. Um cubo custaria US$ 54, enquanto uma joia sairia por US$ 271. A primeira torre está planejada para ser construída em Roterdã, na Holanda.

Fonte: Popular Science

Crédito da foto: Studio Roosegaarde