Inicio

Cientistas desenvolvem sistema que transmite emoções pelo ar

Por History Channel Brasil em 06 de Maio de 2015 às 02:03 HS
Cientistas desenvolvem sistema que transmite emoções pelo ar-0

Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, criaram um sistema chamado Ultraháptico, que permite criar sensações táteis através do ar, estimulando diferentes zonas da mão. Dessa forma, com correntes curtas e intensas de ar, afetando diferentes pontos da mão, sensações de felicidade, tristeza e medo poderão ser transmitidas. Por exemplo, ao tocar o ponto localizado entre o dedo polegar, o indicador e o meio da palma da mão, é possível causar excitação; ou, então, provocar sentimentos de tristeza ao estimular a parte externa da palma e da região em torno do dedo mínimo.

A diretora da pesquisa, Marianna Obrist, exemplificou a utilidade da criação da seguinte forma: “Imagine um casal que tenha brigado um pouco antes de ir trabalhar. Enquanto um dos dois está em reunião, tem uma sensação suave, transmitida por uma pulseira, que percorre sua mão até o meio da palma; uma sensação de conforto, indicando que o outro já não está mais zangado (...). Ou, então, um dançarino que, com o simples levantar de mãos, poderá receber um estímulo háptico para reforçar seus sentimentos de excitação e estabilidade”. Agora, Obrist ampliará sua investigação aos sentidos do paladar e olfato, dentro do projeto SenseX, que busca aprofundar a inovação em experiências sensoriais suplantadas por meios tecnológicos.

Além de lidar com as emoções humanas, uma aplicação desta tecnologia háptica seriam as telas sensíveis ao toque. Você, por exemplo, poderia folhear uma livro digital sem tocar na tela. A ideia funciona por pontos de pressão no ar, que projetam o feedback de força, que passa pela tela até atingir a mão da pessoa, que "sente as informações" sem o toque. De acordo com pesquisas, a tecnologia háptica teria três possibilidades de interação: gestos no ar, camadas de informações táteis e telas visualmente restritas - aplicativos específicos foram criados para cada uma.

Crédito da Imagem: Naeblys - Shutterstock.com

Fontes: ABC, Inovação e tecnologia