Inicio

Conheça a história de uma mulher que despertou 17 anos mais jovem

Por History Channel Brasil em 28 de Abril de 2015 às 02:33 HS
Conheça a história de uma mulher que despertou 17 anos mais jovem-0

Poder voltar à adolescência é um sonho para muitos, mas, no caso de Naomi Jacobs, despertar com a consciência de estar vivendo novamente seus 15 anos foi muito mais que um pesadelo.

Naomi Jacobs é uma britânica de 32 anos. Ela acordou em uma manhã de 2008 em um quarto absolutamente desconhecido, em uma casa que não era a sua e ao lado de um filho que não reconhecia, por mais que ele insistisse. Naomi havia regressado aos 15 anos de idade.

Ela não havia sofrido nenhuma lesão cerebral, mas suas recordações pessoais tinham desaparecido por uma forma rara de amnésia dissociativa, induzida por um quadro de estresse. Tecnicamente, segundo a definição de profissionais, a amnésia dissociativa ou psicogênica é resultado de um choque emocional. O quadro inclui a perda de memórias, pessoas e dados biográficos, embora aconteça somente por um breve tempo.

O livro, no qual Naomi relata detalhadamente sua experiência, fala sobre uma determinada manhã, quando acordou e achou que estava sonhando – convencida de que ainda era adolescente – e só descobriu que não era bem isso quando viu o reflexo do seu rosto adulto no espelho.

A última recordação de Naomi ao despertar registrava o cenário da cama beliche que compartilhava com sua irmã quando era adolescente. Apesar de se lembrar de tarefas registradas por sua memória automática, como dirigir, ou ligar para determinados números telefônicos, era impossível para ela rememorar fatos relacionados à sua vida pessoal, como casamento, mortes e, inclusive, o nascimento de seu filho Leo, de 10 anos de idade.

Durante o transe de sua experiência, algumas das curiosidades que Naomi relata como assustadoras em relação à sua vida atual é a impossibilidade de entender o que eram os smartphones, a internet e a TV digital. Tudo isso a deixava perplexa.

O episódio de amnésia durou oito semanas, após as quais sua memória começou a normalizar aos poucos. Segundo ela própria, hoje, completamente recuperada, ter visto o mundo atual através de sua ótica de 15 anos de idade a faz mais feliz.

Fonte: BBC