Inicio

Conheça a Ilha de Poveglia e entenda porque é a ilha mais assombrada do mundo

Por History Channel Brasil em 11 de Maio de 2019 às 20:36 HS
Conheça a Ilha de Poveglia e entenda porque é a ilha mais assombrada do mundo-0

Um lugar lindo e ao mesmo tempo assombrado. Assim é a ilha Poveglia, completamente desabitada e fechada para visitação, localizada na lagoa de Veneza, na Itália. A ilha chegou a ser leiloada pelo governo italiano  em 2014, mas a negociação não foi para frente. O certo é que relatos assustadores afastam as pessoas de lá e até os investidores.

A má fama desta ilha de 17 hectares se arrasta há centenas de anos. Ainda no século XIV o local foi razão de disputas entre venezianos e genoveses e, por este motivo, ainda apresenta traços de fortificações. Quatro séculos mais tarde, era um centro de quarentena para os navios que chegavam a Veneza.

Conheça a Ilha de Poveglia e entenda porque é a ilha mais assombrada do mundo - 1

Depois que foram descobertos em dois navios indícios da peste negra, doença que dizimou a Europa, o local foi fechado e usado para hospedar pessoas com doenças infecciosas. Lendas locais diziam que pacientes à espera da morte eram assombrados por fantasmas dos que já tinham perecido por ali. Um hospital para os idosos foi inaugurado em 1922 e operou até 1968. Há rumores de que ali foram realizadas experiências com doentes mentais, incluindo as brutais lobotomias. O diretor da instituição teria sido levado à loucura por fantasmas e se atirado da torre do hospital, segundo crenças populares.

Conheça a Ilha de Poveglia e entenda porque é a ilha mais assombrada do mundo - 2

Um apresentador de TV dos EUA que conseguiu permissão para visitar a ilha, entrou no hospital abandonado para gravar um programa para o canal Travel Adventures. Ele afirmou ter se sentido possuído por um fantasma lá dentro.

A ideia do governo italiano era transformar a ilha em um hotel de luxo, sob um acordo que dá aos compradores um contrato de arrendamento de 99 anos para reconstruir a propriedade, contudo, a ilha continuaria propriedade do estado. Depois que houve o leilão, moradores criaram, em abril do ano passado, uma organização sem fins lucrativos chamada Poveglia per tutti, para que o local fosse aberto ao público. Por enquanto, a ilha ainda segue fechada e com os seus mistérios muito bem guardados.

Veja mais no vídeo abaixo sobre a "assombrada" ilha:


Fontes: Poveglia per tutti e The Telegraph