Inicio

Conheça a nova tecnologia que pode acabar com os postos de gasolina [Vídeo]

Por History Channel Brasil em 18 de Maio de 2015 às 14:21 HS
Conheça a nova tecnologia que pode acabar com os postos de gasolina [Vídeo]-0

Não há dúvidas de que há uma demanda por carros elétricos no mundo todo e sua disseminação entre os consumidores está crescendo bastante nos últimos anos. Apesar do entusiasmo com esse tipo de tecnologia, as recargas que esse tipo de carro requer e sua autonomia podem soar como dor de cabeça para muita gente. Contudo, uma solução inovadora, a partir de uma tecnologia aplicada aos pneus, pode acabar de vez com este dilema.

A novidade foi lançada no Salão Internacional do Automóvel em Genebra, na Suíça. O pneu, chamado BH023, da Goodyear, usa um material chamado termo-piezoelétrico capaz de converter calor em eletricidade.

[VEJA TAMBÉM: General Motors lança carro movido a lazer]

Quando estacionado, a fonte de calor é a luz do sol, e quando o pneu está rodando, a eletricidade é produzida pelo atrito com a estrada, pela sua pressão e pelo movimento do material piezoelétrico enquanto o pneu roda, o que gera uma pequena voltagem elétrica.

[VEJA TAMBÉM: China projeta o carro voador e o apresenta na Feira de Automóveis de Pequim - Vídeo]

O pneu também é projetado para ser “ultra-preto” para absorver a maior quantidade possível de calor. A eletricidade é capturada e direcionada para a bateria do carro que é carregada assim que ele se move. A novidade, apesar de soar bastante promissora, ainda não tem data para ser lançada no mercado.

 

Fonte:

Dailymail

 

 

Imagem:

 

Imagem: via Wikimedia Commons