Inicio

Geoglifos nunca vistos antes aparecem no Peru

Por History Channel Brasil em 07 de Setembro de 2014 às 00:01 HS
Geoglifos nunca vistos antes aparecem no Peru-0

Os fortes ventos e tempestades de areia que atingiram a região peruana de Ica acabaram revelando uma série de geoglifos novos no deserto de Nazca. Essas linhas estão localizadas na encosta de duas colinas, nas margens esquerda e direita do vale de El Ingenio, próximo aos pampas de San José e Jumana, onde ficam as mundialmente famosas Linhas de Nazca.

A descoberta foi feita pelo pesquisador e piloto aéreo Eduardo Herrán Gómez de la Torre, quando realizava um voo de reconhecimento sobre o deserto de Nazca. “São desenhos enigmáticos com mais de 2 mil anos de idade”, ressaltou Gómez, ao afirmar que uma das figuras corresponderia a um serpente de uns 60 metros de comprimento e 4 de largura, modelada nas proximidades do famoso geoglifo do beija-flor. “Podemos estar diante de um geoglifo Paracas, mas isso será determinado pelos arqueólogos”, acrescentou Gómez.

Outras figuras encontradas estão localizadas na área de Changuillo, na margem direita do vale de El Ingenio, ilustrando uma linha de zigue-zague, bem ao lado de um grupo de camelos em alto relevo, estendendo-se por 60 metros e com 35 metros de largura. Esses últimos geoglifos estão acompanhados por uma ave e outras linhas incompreensíveis. As figuras apareceram depois que a região foi castigada pelos ventos mais fortes dos últimos 25 anos, alcançando velocidades de até 60 hm/h.

Fonte: El Comercio