Inicio

Morre Antônio Ermírio de Moraes, um dos mais bem-sucedidos empresários do Brasil

Por History Channel Brasil em 05 de Junho de 2015 às 09:58 HS
Morre Antônio Ermírio de Moraes, um dos mais bem-sucedidos empresários do Brasil-0

Um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, Antônio Ermírio de Moraes nos deu o seu adeus na noite de domingo, aos 86 anos. O presidente de honra do Grupo Votorantim morreu em sua casa, no bairro do Morumbi, em São Paulo, vítima de uma insuficiência cardíaca. Ele era casado com Maria Regina de Moraes e deixa e nove filhos.

Nascido no dia 4 de junho de 1928, em São Paulo, Antônio Ermírio se formou em Engenharia Metalúrgica, em 1949, na Escola de Minas do Colorado. Com o sucesso dos seus negócios, chegou ter uma fortuna pessoal estimada em US$ 12,7 bilhões, o que o tornou uma das pessoas mais ricas do mundo. Atualmente, os seus negócios empregam mais de 60 mil pessoas e abrangem as áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, especialidades químicas e suco de laranja. O grupo ainda é formado por um banco e pela BV Financeira, que atua no ramo de crédito.

O Grupo Votorantim foi criado por seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Morais. Este comprou as ações de uma empresa de tecelagem localizada no bairro Votorantim, na cidade paulista de Sorocaba. A empresa, por sua vez, pertencia ao seu sogro, avô de Antônio Ermírio. Seu avô era imigrante português, chamado Antônio Pereira Inácio.

O empresário já tentou a carreira política ao se candidatar ao governo do Estado de São Paulo, em 1986, pela União Liberal Trabalhista Social (PTB, PL e PSC). Ele ficou em segundo lugar, perdendo para Orestes Quércia, do PMDB.

Antônio Ermírio era grande fã de artes e escreveu três peças de teatro: Brasil S.A., Acorda Brasil e S.O.S Brasil. Além disso, era titular de uma coluna no jornal Folha de São Paulo por 15 anos. Ele também desenvolveu uma intensa atividade no campo da saúde, em especial, no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo.

 

 

Imagem: Antônio Cruz/ABr (Agência Brasil [1]) [CC BY 3.0 br], via Wikimedia Commons