Inicio

NASA encontra enorme potencial de vida em Marte

Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2015 às 15:45 HS
NASA encontra enorme potencial de vida em Marte-0

Novos achados da sonda Curiosity indicam que Marte pode ter oferecido condições para suportar a vida muito antes do que se imaginava. Até pouco tempo, sempre se cogitou que este período considerado habitável do planeta tivesse ocorrido há centenas de milhares de anos, uma “janela” considerada muito pequena para os padrões da origem da vida. Diante das novas descobertas reveladas pela sonda da Nasa, essa contagem mudou drasticamente.

[VEJA TAMBÉM: Novas fotos de Marte mostram que o planeta pode, na verdade, ser de outra cor]

Segundo afirmou na última semana John P. Grotzinger, cientista da Divisão de Ciências Geológicas e Planetárias de Caltech, da Nasa, a caminhada do Curiosity ao longo de um ano até o Monte Sharp indicou uma forte e nova evidência de que a Cratera Gale já possuiu grandes lagos, rios e deltas, dentro e fora, há milhões ou dezenas de milhões de anos. A geologia mostra que, mesmo quando a água dessa superfície secou, muita água ainda teria permanecido no subsolo.

[VEJA TAMBÉM: NASA publica vídeo no qual é possível ver o por do sol em Marte]

Contudo, nada disso prova que tenha existido vida no planeta, mas no caso dos primórdios de Marte, isso indica que o planeta estaria “maduro” e pronto para oferecer condições ao desenvolvimento de vida. Ainda não se pode ir mais longe nas afimações porque existe uma lacuna científica na análise e identificação de compostos orgânicos - os blocos de construção da vida à base de carbono. Em dezembro, a Nasa agendou uma coletiva de imprensa em que serão anunciadas novas informações sobre a busca da vida em Marte.

O fato é que o Curiosity não carrega instrumentos de detecção de vida, pois não há consenso sobre como este equipamento deveria ser. Sabe-se que a busca por uma possível vida marciana envolveria a escavaçao profunda da superfície do planeta. Por essa razão, os cientistas há muito tentam lançar uma missão para trazer amostras de rochas e solo marciano de volta à Terra para análise sofisticada. A missão à Marte programada para 2020 seria o início de um esforço para experimentação de métodos para selecionar e armazenar amostras promissoras.

Assista ao vídeo sobre a fuga da Terra. Marte sería nossa próxima casa?

Fonte:

New York Times

Imagem: NASA