Inicio

O mês do seu nascimento pode ser um fator de risco para doenças

Por History Channel Brasil em 16 de Junho de 2015 às 02:03 HS
O mês do seu nascimento pode ser um fator de risco para doenças-0

Pode até parecer um pouco de astrologia, mas não é. Cientistas da Universidade de Columbia desenvolveram um método computacional para investigar a relação entre o mês de nascimento e o risco de doenças. Os pesquisadores usaram esse algoritmo para analisar dados médicos de doentes em Nova York e encontraram 55 doenças que teriam correlação com a estação de nascimento.

No geral, o estudo indicou que pessoas nascidas em maio tiveram o menor risco de doenças, e os nascidos em outubro, maior. O estudo foi publicado recentemente no Journal of American Medical Informatics Association.

Os pesquisadores planejam replicar o estudo em outros locais nos Estados Unidos e também no exterior para avaliar como os resultados variam de acordo com as estações do ano e fatores ambientais. Ao identificar o que está causando as disparidades de doenças por mês do nascimento, os pesquisadores esperam fechar lacunas para a explicação do surgimento de algumas doenças.

Pesquisas anteriores sobre doenças como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e asma sugerem uma ligação entre a estação de nascimento e incidência, porém não havia sido realizado anteriormente um estudo em larga escala como o feito pelos pesquisadores de Columbia. Foram comparados 1.688 doenças em relação às datas de nascimento e histórico médico de 1,7 milhão de pacientes atendidos no Hospital Presbiteriano de Nova York entre 1985 e 2013.

Os envolvidos na pesquisa, no entanto, pedem para que as pessoas não comecem a ficar preocupadas com suas datas de nascimento que planejem o nascimento dos filhos para meses mais “saudáveis”. Eles defendem que o risco relacionado ao mês de nascimento é relativamente menor quando comparado a variáveis mais importantes, como dieta e exercícios.

Confira mais no vídeo abaixo (em inglês)

Fontes:

Columbia University

BioScience Technology

Imagem: Divulgação Columbia University.