Inicio

O que há na misteriosa e onipresente maleta levada pelos assistentes do presidente Obama?

Por History Channel Brasil em 19 de Maio de 2015 às 11:00 HS
O que há na misteriosa e onipresente maleta levada pelos assistentes do presidente Obama?-0

A “nuclear football”, como é chamada informalmente, ou “maleta de emergência do presidente”, de acordo com seu nome oficial, é uma pasta de couro preta que está sempre nas mãos de um dos cinco colaboradores militares que acompanham Obama, dia e noite. Sempre ao alcance do presidente, responsável maior pelos exércitos norte-americanos, ela contém objetos secretos e pode ser utilizada para ordenar um ataque nuclear imediato.

O ex-diretor da Oficina Militar da Casa Branca, Bill Gulley, revelou o conteúdo dessa maleta, resumido em quatro elementos básicos:

• Um primeiro livro preto, com 75 páginas impressas em tinta preta e vermelha, que inclui as diferentes opções de ataque nuclear;

• Um segundo livro preto, que inclui uma lista de locais secretos para a proteção do presidente;

• Um envelope pardo, contendo dez páginas com instruções para operar o Sistema de Transmissão de Energia;

• Um cartão com vários códigos de autenticação. Quanto ao nome “nuclear football”, o ex-secretário de defesa, Robert McNamarra, revelou que deriva do termo “dropkick”, um tipo de jogada no futebol americano e que também se refere ao plano secreto de guerra nuclear.

Os colaboradores militares do presidente foram especialmente treinados para abrir a maleta em questão de segundos, diante da ameaça mais branda.

Fonte: Business Insider 

 

Imagem: Smithsonian Institute (photographer Jamie Chung) (Smithsonian Institute Magazine) [Public domain], via Wikimedia Commons