Lua de Júpiter produz oxigênio suficiente para um milhão de pessoas

Por History Channel Brasil em 22 de Março de 2024 às 13:01 HS
Lua de Júpiter produz oxigênio suficiente para um milhão de pessoas-0

Por décadas, Europa, uma das luas de Júpiter, tem sido objeto de estudo de centenas de cientistas. O local causa fascínio por ter um oceano com potencial de oferecer condições adequadas para abrigar vida. Agora, um estudo publicado na Nature Astronomy indica que esse mundo produz diariamente oxigênio suficiente para abastecer um milhão de pessoas. Apesar disso, a quantidade é menor do que os pesquisadores estimavam.

Ambiente hostil

De acordo com os dados coletados pela missão Juno da NASA, Europa produz até um bilhão de toneladas de oxigênio a cada 24 horas, aproximadamente entre 13 e 40 quilogramas por segundo. Trata-se de uma quantidade muito mais baixa do que a esperada pelos cientistas, que calculavam uma produção de até 907 quilogramas por segundo. A estimativa foi feita com base na quantidade de hidrogênio sendo liberada da superfície da lua.

Embora essa quantidade de oxigênio seja inferior ao esperado, os cientistas esclarecem que isso não exclui Europa como um lugar potencialmente habitável. Ainda assim, resta descobrir quanto desse oxigênio chega aos oceanos abaixo da superfície da lua, onde os cientistas ainda esperam encontrar vida.

Apesar da presença do oxigênio, Europa apresenta condições muito hostis para a exploração humana. Em primeiro lugar, esse oxigênio não é respirável. Além disso, a radiação é extremamente intensa nessa lua : acredita-se que um astronauta usando traje espacial não seria capaz de sobreviver por mais de um dia no local.

CBS News