Marvel: o incrível robô aranha que escala paredes e caminha por qualquer teto

Ele é equipado com poderosas pernas magnéticas que lhe dão a capacidade de superar praticamente todo tipo de obstáculo
Por History Channel Brasil em 23 de Dezembro de 2022 às 09:15 HS
Marvel: o incrível robô aranha que escala paredes e caminha por qualquer teto -0

A evolução tecnológica, principalmente no campo da robótica, atinge níveis no mínimo inquietantes: cientistas coreanos acabam de apresentar um autômato parecido com uma aranha. Batizado de MARVEL, ele pesa cerca de 18 quilos, tem aproximadamente o tamanho de uma caixa de sapatos e é equipado com poderosas pernas magnéticas que lhe dão a capacidade de superar quase qualquer obstáculo, escalar paredes e caminhar em qualquer direção.

Robô magneticamente adesivo

Criado por cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o robô foi apresentado em um estudo publicado na revista científica Science Robotics. Os pesquisadores explicaram que o nome MARVEL não só se refere à editora que criou o Homem-Aranha, como também é o acrônimo de Magnetically Adhesive Robot for Versatile and Expeditious Locomotion, que pode ser traduzido como "robô magneticamente adesivo para locomoção versátil e rápida".

De acordo com seus criadores, o robô aranha pode ser extremamente útil em trabalhos industriais que hoje colocam em risco a integridade e até a vida dos trabalhadores. "A aplicação potencial do MARVEL é em locais industriais, como edifícios com estruturas de aço, pontes, navios ou tanques de armazenamento", disseram os pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia.

Os cientistas pretendem acrescentar outras características ainda mais espetaculares a esses robôs, como a autonomia total, pistões elétricos e motores especialmente concebidos para poderem dar saltos enormes. Apesar das aplicações civis, os cientistas alertaram que as enormes capacidades desse tipo de robô, que atinge velocidades de até 0,7 metro por segundo ao caminhar e até 0,5 metro por segundo ao escalar telhados, também o qualificam como uma arma em potencial.

Daily Beast