Inicio

NASA testa robô em forma de cobra que irá buscar vida em lua de Saturno

Batizado de EELS, o equipamento está sendo desenvolvido para explorar terrenos de difícil de acesso
Por History Channel Brasil em 11 de Maio de 2023 às 15:13 HS
NASA testa robô em forma de cobra que irá buscar vida em lua de Saturno-0

A NASA está testando um robô em forma de cobra para procurar vida em Encélado, lua de Saturno. Chamado de EELS (abreviação de Exobiology Extant Life Surveyor, ou "pesquisador de vida exobiológica existente", em tradução livre), o equipamento autônomo autopropulsado foi inspirado pelo desejo de procurar traços biológicos no oceano escondido sob a crosta gelada do satélite natural. A ideia é que ele desça pelas aberturas estreitas da superfície lunar para executar sua missão.

Robô autônomo

Segundo os pesquisadores, o EELS é um robô versátil capaz de mapear, atravessar e explorar de forma autônoma destinos anteriormente inacessíveis. Além de Encélado, ele também poderia ser utilizado em uma ampla variedade de terrenos na Terra, na Lua e muito além. De acordo com a NASA, o equipamento é capaz de se locomover na areia, gelo, paredes de penhascos, crateras íngremes demais para rovers, tubos de lava subterrâneos e espaços labirínticos dentro de geleiras.

Desde o ano passado, estão sendo feitos testes de campo mensais em ambientes de areia, neve e gelo. Em sua forma atual, o robô pesa cerca de 100 quilos e mede quatro metros de comprimento. Ele é composto por 10 segmentos idênticos que giram, usando roscas para propulsão, tração e aderência. Para se mover de forma autônoma, o EELS cria um mapa 3D de seus arredores usando quatro pares de câmeras com dispositivos semelhantes a radares. Com os dados desses sensores, os algoritmos de navegação descobrem o caminho mais seguro a seguir.

“Ele tem a capacidade de ir a locais onde outros robôs não podem ir. Embora alguns robôs sejam melhores em um determinado tipo de terreno ou outro, a ideia do EELS é a capacidade de fazer tudo”, disse Matthew Robinson, gerente do projeto da NASA. “Quando você vai a lugares onde não sabe o que vai encontrar, deseja enviar um robô versátil e ciente do risco, preparado para a incerteza – e capaz de tomar decisões por conta própria”, afirmou.

Imagens
NASA/JPL-Caltech/Divulgação