Sonda da NASA registra imagem de "prancha de surfe" orbitando a Lua

A agência espacial revelou do que se trata o objeto misterioso (spoiler: não é o Surfista Prateado)
Por History Channel Brasil em 12 de Abril de 2024 às 13:05 HS
Sonda da NASA registra imagem de "prancha de surfe" orbitando a Lua-0

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, registrou a imagem de um objeto semelhante a uma prancha de surfe orbitando a Lua. Mas o que a agência espacial conseguiu flagrar não foi um passeio do Surfista Prateado. A explicação sobre a natureza do artefato é bem mais simples.

Danuri

Segundo um comunicado da NASA, o objeto que aparece na foto é apenas a sonda lunar Danuri, da Coreia do Sul. O equipamento está em órbita lunar desde dezembro de 2022. No momento em que as imagens foram capturadas, a Danuri estava orbitando abaixo da LRO, que sobrevoava a 80 quilômetros acima da superfície da Lua.

"Prancha de surfe" na Lua

O mais curioso é que, na verdade, a Danuri não se parece em nada com uma prancha de surfe. O artefato é uma espaçonave em forma de caixa com dois painéis solares presos a cada lado. No entanto, devido à diferença de velocidade entre as duas espaçonaves, a imagem resultante faz com que a sonda sul-coreana pareça estar "com seu tamanho esticado em 10 vezes". Esse efeito fez com que o objeto aparentasse ter formato plano.

A LRO está orbitando a Lua desde 2009. Trata-se de uma missão robótica cujo principal objetivo é mapear a superfície lunar. Desde que foi lançada, a sonda usou tecnologia de ponta para coletar dados preciosos sobre o satélite natural da Terra.

NASA, Space.com e Live Science