Inicio

Tempestade solar intensa abriu um buraco no campo magnético da Terra

Raro fenômeno gerou estranhas auroras boreais cor-de-rosa nos céus da Noruega
Por History Channel Brasil em 25 de Novembro de 2022 às 18:07 HS
Tempestade solar intensa abriu um buraco no campo magnético da Terra-0

Cientistas observaram uma tempestade solar que impactou a Terra e abriu um buraco em seu campo magnético, região que cerca o planeta e o protege das inclemências do espaço. Segundo os especialistas, o fenômeno resultou na formação de auroras cor-de-rosa nos céus da Noruega.

Luzes coloridas incomuns

As auroras cor-de-rosa surgiram logo após o aparecimento de um pequeno buraco na magnetosfera (campo magnético invisível ao redor da Terra gerado pelo núcleo de metal fluido do planeta). Os cientistas detectaram a brecha depois que uma pequena tempestade solar de classe G-1 atingiu a Terra em 3 de novembro. Segundo os pesquisadores, o buraco permitiu que partículas solares altamente energéticas penetrassem mais profundamente na atmosfera do que o normal, causando as luzes coloridas incomuns.

De acordo com os pesquisadores, auroras são formadas quando correntes de partículas carregadas altamente energéticas, conhecidas como vento solar, passam pela magnetosfera. À medida que as partículas solares passam pela atmosfera, elas superaquecem os gases, que brilham no céu noturno. As auroras são geralmente verdes porque os átomos de oxigênio emitem essa tonalidade quando são atingidos por partículas de energia, mas tons de cor-de-rosa podem ocorrer em condições raras, quando os elétrons penetram profundamente na atmosfera e colidem com moléculas de nitrogênio.

Cerca de 6 horas após sua abertura, o buraco da magnetosfera se fechou. Durante esse tempo, uma estranha faixa de luz azul também surgiu nos céus da Suécia, onde ficou imóvel no céu por cerca de 30 minutos, de acordo com o site Spaceweather.com.

Fontes
IFLScience e Yahoo News
Imagens
iStock