Uma em cada 12 estrelas já devorou um planeta, aponta estudo

Por History Channel Brasil em 21 de Março de 2024 às 16:02 HS
Uma em cada 12 estrelas já devorou um planeta, aponta estudo-0

Astrônomos encontraram evidências de que pelo menos uma em cada doze estrelas já devorou um planeta. A descoberta pode ajudar a entender a evolução de longo prazo dos sistemas planetários. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature.

Astrônomos perplexos

A equipe internacional de pesquisadores estudou estrelas gêmeas que deveriam ter composição idêntica. No entanto, em cerca de oito por cento dos casos, elas diferem, o que deixou os astrônomos perplexos. Ao analisar os dados, os cientistas descobriram que a diferença se deve a uma das gêmeas ter devorado planetas ou material planetário.

"Analisamos estrelas gêmeas viajando juntas. Elas nascem das mesmas nuvens moleculares e, portanto, deveriam ser idênticas," disse Fan Liu, pesquisador da Universidade Monash, na Austrália, e autor principal do estudo. "Com base nesta análise de alta precisão, podemos observar diferenças químicas entre as gêmeas. Isso fornece evidências muito fortes de que uma das estrelas engoliu planetas ou material planetário e alterou sua composição", completou.

O fenômeno foi observado em cerca de 8% dos 91 pares de estrelas gêmeas que a equipe pesquisou. O que torna o estudo fascinante é que as estrelas estavam em sua fase de vida primordial (as chamadas estrelas da sequência principal, em vez de estrelas em suas fases finais, como gigantes vermelhas). "Isto é diferente de estudos anteriores, onde estrelas em estágios tardios podem engolir planetas próximos quando a estrela se torna uma bola gigante muito grande," afirmou Liu.

Há alguma margem para dúvida quanto a se as estrelas estão engolindo planetas inteiros ou envolvendo material protoplanetário, mas Liu suspeita que ambos sejam possíveis. "É complicado. A ingestão de um planeta inteiro é nosso cenário preferido, mas é claro que também não podemos descartar que essas estrelas tenham engolido uma grande quantidade de material de um disco protoplanetário", acrescentou.

ARC Centre of Excellence for All Sky Astrophysics in 3D (ASTRO 3D), via EurekAlert