Agora
O SÓCIO
15H00
O SÓCIO
16H00
O SÓCIO
Todos os horários

Hoje na história

08.Feb.2005

Lançado o Google Maps

Uma das inovações mais úteis do século XX foi lançada em 8 de fevereiro de 2005: o Google Maps. O serviço permite a pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, de forma gratuita, na web. Atualmente, ele disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros países. Oferece também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova York, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras.

O Google Maps começou a ser desenvolvido por Lars e Jens Eilstrup Rasmussen na empresa Where 2 Technologies. Em outubro de 2004, a companhia foi adquirida pela Google. Após a aquisição de uma empresa de visualização de dados geoespaciais e de um analisador de tráfego em tempo real, o serviço foi finalmente lançado.  

A maior parte das imagens é composta de fotos aéreas tiradas a uma altitude que varia entre 240 e 460 metros. Outras imagens são provenientes de satélites, atualizadas regularmente. Em agosto de 2013, o Google Maps se tornou o aplicativo para smartphones mais popular do mundo: mais de 54% de usuários mundiais de celulares usavam o serviço. 

Em 2007, foi lançado o Google Street View, uma nova ferramenta do Google Maps que oferece visão panorâmica de 360° de várias cidades ao redor do mundo.

Imagem: Runner1928/Wikimedia Commons