Inicio

O Homem-Aranha conseguiria realmente se balançar usando teias?

Por History Channel Brasil em 14 de Novembro de 2018 às 19:11 HS
O Homem-Aranha conseguiria realmente se balançar usando teias?-0

O que é necessário para ser o Homem-Aranha?

Habilidade para grudar nas paredes? Claro! Super-força? Óbvio! Mas e quanto às teias? As que são produzidas pelos aracnídeos estão entre os materiais naturais mais fortes do planeta. Mas será que alguém com os poderes do Peter Parker conseguiria se balançar por aí por meio delas?

Para descobrir se isso é possível, é preciso analisar fatores como a extensão das teias, a velocidade com a qual o super-herói se balança e a grossura da teia. Se a teia sintética produzida pelo amigo da vizinhança tivesse as mesmas propriedades de uma teia orgânica produzida por aranhas, nosso herói conseguiria se pendurar nelas, sim.  

Por meio de equações, o divulgador científico Kyle Hill chegou à conclusão de que a façanha poderia ser realizada na vida real. Em seus cálculos, ele levou em conta a tensão da teia, o peso do herói e a velocidade de balanço. 

Se fosse possível produzir uma teia de aranha proporcional ao tamanho de um humano, o Homem-Aranha teria condições seguras de se pendurar nela. A teia não precisaria ser mais grossa do que um lápis, já que cada metro quadrado de teia tem a capacidade de suportar uma força de dois bilhões de newtons. 

 

Mas o herói não conseguiria fazer muitas outras coisas além de se balançar entre arranha-céus. Para capturar vilões como o Duende Verde, Lagarto, Homem-Areia ou Electro, o Homem-Aranha precisaria de uma teia muita mais grossa....

Fonte: Nerdist

Imagem: Anton_Ivanov / Shutterstock.com