Inicio

4 grandes diferenças entre os dois hemisférios terrestres

Por History Channel Brasil em 18 de Janeiro de 2018 às 14:29 HS
4 grandes diferenças entre os dois hemisférios terrestres-0

Os hemisférios norte e sul da Terra estão divididos por uma linha imaginária denominada Equador. E há grandes diferenças entre os dois:

Vídeo relacionado:

A Lua: Enquanto no hemisfério sul é possível aplicar uma regra mnemônica – quando a Lua tem forma de C está em sua frase crescente e quando tem forma de D está em fase minguante – no hemisfério norte, é exatamente o contrário. Naturalmente, isso se refere à forma da Lua e não às suas fases, que são as mesmas para o mundo inteiro.

As estrelas: Para a observação do espaço, o hemisfério norte se mostra mais adequado que o sul, porque está mais distante do centro da galáxia e, portanto, a contaminação luminosa é menor. Porém, as estrelas são mais brilhantes e visíveis no hemisfério sul.

O Sol: Apesar de o Sol nascer no leste e se pôr no oeste no mundo inteiro, a sombra que ele projeta se move em sentido horário para o hemisfério norte e em sentido contrário para o hemisfério sul. Além disso, enquanto, no hemisfério norte, o Sol alcança sua posição máxima apontando para o sul, no hemisfério sul ele aponta para o norte.

As estações: As estações ocorrem de forma contrária nos hemisférios. No norte, a primavera tem início em 21 de março, dia em que começa o outono no hemisfério sul. Do mesmo modo, em 21 de setembro inicia o outono no hemisfério norte, enquanto, nesse mesmo dia, começa a primavera no hemisfério sul. Por último, em 21 de junho tem início o verão no hemisfério norte, dia em que começa o inverno no hemisfério sul.

Fonte: Super Curioso

Imagem: MarcelClemens/Shutterstock.com