Inicio

Acontecimento histórico! Acompanhe ao vivo a primeira aterrissagem de uma nave espacial sobre a superfície de um cometa

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2014 às 13:46 HS
Acontecimento histórico! Acompanhe ao vivo a primeira aterrissagem de uma nave espacial sobre a superfície de um cometa-0

O evento é histórico, inédito e emocionante. Comparado pelos especialistas à chegada do homem à Lua, o iminente pouso do veículo robótico Philae sobre o núcleo gelado do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko será um novo marco na carreira espacial humana. Se tudo sair conforme o planejado, o contato acontecerá em alguns minutos. O robô Philae se desprendeu corretamente da nave Rosetta, que orbita o 67P/Churyumor-Gerasimenco há alguns dias, e já transita os últimos 22 quilômetros até a superfície do cometa. Trata-se da primeira aterrissagem sobre um cometa da história da exploração espacial. 

O Philae registrará fotograficamente, em primeiro plano e alta resolução, a superfície do cometa, e realizará análises de seus gases e estrutura interna. Porém, um dos principais objetivos é acompanhar o cometa em seu caminho de aproximação ao Sol, para documentar suas transformações, algo que não se havia tentado até hoje. A nave Rosetta começou sua travessia há 10 anos, na base terrestre de Kourou, na Guiana Francesa, e viajou 6,4 bilhões de quilômetros através do espaço. No transcorrer do seu périplo, realizou múltiplas órbitas elípticas e utilizou as gravidades dos planetas Terra e Marte como acelerador, para atravessar o cinturão de asteroides existentes entre Marte e Júpiter.

“O que vamos encontrar no cometa é bastante incerto. Não se sabe se a superfície tem a consistência de neve ou de concreto. Se for muito macia, será difícil aterrissar, e se for muito dura, também”, assinalou Miguel San Martín, engenheiro argentino que participa da operação.

Acompanhe de perto este histórico acontecimento através da transmissão oficial ao vivo!

Fonte: La Nación