Inicio

Alinhamento de Terra, Júpiter, Vênus e Sol revela uma estranha coincidência

Por History Channel Brasil em 04 de Maio de 2017 às 19:00 HS
Alinhamento de Terra, Júpiter, Vênus e Sol revela uma estranha coincidência-0

O tempo que o fenômeno leva para acontecer é o mesmo em que há mudança na atividade solar! 

Vídeo relacionado:

Um novo estudo, desenvolvido por cientistas do laboratório alemão Helmohltz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR) indica que  a força de maré  de Vênus, da Terra e de Júpiter - um efeito secundário da força gravitacional - poderão influenciar conjuntamente no ciclo de atividade do Sol.


O campo magnético que determina a atividade solar é regido por dois efeitos combinados: o efeito ômega e o efeito alfa, que é conhecido como dínamo alfa-ômega. O Sol passa por mudanças em sua atividade depois de um ciclo regular que dura aproximadamente 11 anos.

Curiosamente, o tempo da mudança na atividade solar é quase o mesmo do alinhamento entre Vênus, Terra, Júpiter e o próprio Sol, que é de 11,07 anos. O que chamou a atenção dos pesquisadores é se poderia haver uma ligação entre esses dois fenômenos.

De acordo com Frank Stefani, físico do HZDR, o estudo demonstrou que as forças de maré planetária atuam como emissoras de ritmo externo. A oscilação no efeito alfa, que ocorre a cada 11 anos aproximadamente, poderá causar a alteração da polaridade do campo magnético solar e estabelecer os 22 anos de ciclo do dínamo solar.


Fonte: RT
Imagem: Shutterstock