Inicio

Arqueólogos encontram na Indonésia o desenho mais antigo de um animal

Por History Channel Brasil em 13 de Novembro de 2018 às 11:35 HS
Arqueólogos encontram na Indonésia o desenho mais antigo de um animal -0

Um grupo de arqueólogos encontrou na ilha de Bornéu, na Indonésia, a pintura figurativa mais antiga do mundo. Esse tipo de representação artística retrata coisas reais, como elementos da natureza e objetos criados pelo homem. O desenho em questão representa um animal não identificado, provavelmente alguma espécie de touro selvagem.

Vídeo relacionado:


A pintura foi encontrada em uma caverna na província de Kalimantan Oriental. Usando um método de datação com urânio, os pesquisadores concluíram que o desenho foi feito há cerca de 40 mil anos. O tesouro arqueológico foi encontrado por uma equipe liderada por Maxime Aubert, da Universidade Griffith, na Austrália. 

No local também há pinturas representando outros animais, humanos e barcos, mas essas figuras não são tão antigas. Usando a mesma técnica de datação, os pesquisadores descobriram que esses desenhos foram feitos há cerca de 20 mil anos.

A descoberta sugere que a arte rupestres não começou na Europa, como se acreditava antes. Ela teria sido criada por habitantes antigos do sul da Ásia. "Quem eram os artistas da Era do Gelo em Bornéu e o que aconteceu com eles é um mistério", disse Pindi Setiawan, do Instituto Tecnológico de Bandung, na Indonésia. 


 Fonte: IFLScience

Imagem: Pindi Setiawan/Instituto Tecnológico de Bandung/Universidade Griffith/Reprodução