Inicio

Barco viking é encontrado enterrado em fazenda na Noruega

Por History Channel Brasil em 19 de Outubro de 2018 às 11:38 HS
Barco viking é encontrado enterrado em fazenda na Noruega-0

Arqueólogos encontraram um barco viking enterrado em uma fazenda na Noruega. A embarcação estava a apenas 50 centímetros do solo e foi descoberta com a ajuda de um radar de alta resolução. A idade do navio ainda não foi confirmada, mas ele pode ter mais de 1500 anos.

Vídeo relacionado:

A tecnologia revelou que o navio tem cerca de 20 metros. Dados indicam que a parte de baixo da embarcação está bem preservada, mas ainda não se sabe se o resto dele também está em boas condições. Os arqueólogos criaram uma reconstrução digital do barco, batizado de "Navio Jellestad".

"O achado é empolgante, pois apenas três barcos viking em bom estado de conservação já foram encontrados na Noruega, todos escavados há muito tempo", disse Knut Paasche, chefe do departamento de arqueologia digital do Instituto Norueguês para a Pesquisa de Herança Cultural (NIKU). "Este novo barco certamente terá grande significado histórico quando for estudado com métodos modernos de arqueologia", completou.

Agora, os pesquisadores continuarão a investigar dos arredores de onde o barco foi encontrado. Após analisar a região, será decidido se o local será escavado. Eles irão avaliar se vale a pena desenterrar o navio e expô-lo às condições climáticas.


Fonte: Newsweek

Imagem: Lars Gustavsen, NIKU