Inicio

“Casa do jardim encantado” é descoberta em Pompeia

Por History Channel Brasil em 10 de Outubro de 2018 às 19:17 HS
“Casa do jardim encantado” é descoberta em Pompeia-0

Mais uma vez, Pompeia é o cenário de um magnífico achado. Os arqueólogos descobriram um larário, altar que era construído nas casas romanas para cultuar as divindades, em um incrível estado de conservação. Os especialistas o batizaram de “casa do jardim encantado”, já que deixa à vista uma decoração que representa um jardim idílico. 

Vídeo relacionado:

O altar foi encontrado no “Regio V”, área pouco explorada da cidade situada no sul da Itália e sepultada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.  No local,  estava um dos maiores e mais elegantes afrescos encontrados ao longo da história. Trata-se de um “suntuoso larário decorado, de cerca de 4 X 5 metros,  que surgiu ao se retirar a lava solidificada" de uma das partes de uma casa que já havia sido parcialmente escavada.

Em uma das paredes, se encontra em perfeito estado o nicho onde se situavam as estátuas dos “lares”, protetores das casas. Embaixo, há  imagens de duas grandes serpentes, o símbolo com que eram representados os agathodemon (ou bons demônios), que levavam prosperidade.

As serpentes estão em um jardim repleto de plantas e pássaros e rodeiam uma coluna pintada com imagens de um ovo e de um abacaxi, presentes aos deuses, além da ilustraação de um pavão passeando entre as plantas. Também foi encontrado um altar em pedra, onde ainda existem restos das cinzas das oferendas que eran queimadas para que os deuses protegessem a família. Na parede em frente, vê-se uma cena de caça a um javali negro, com o fundo do característico vermelho de Pompeia.


Fonte: New York Times

Imagem: Sailko, via Wikimedia Commons