Agora
O SÓCIO
15H00
O SÓCIO
16H00
O SÓCIO
Todos os horários
INOVAÇÃO

Cientistas criam lente de contato capaz de emitir raios laser

Soltar raios laser pelos olhos era algo que só acontecia em gibis do Super-Homem ou dos X-Men, mas agora essa realidade pode mudar. Cientistas dizem que, em breve, isso será possível por meio de lentes de contato especiais. Mas a ideia não é usar o dispositivo como arma.

Vídeo relacionado:

Os pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, criaram uma membrana ultrafina capaz de emitir raios orgânicos de laser. Ao ser acoplada em lentes de contato, a membrana reage ao ser exposta à luz azul. Quando isso acontece, ela emite feixes de luz que podem carregar dados codificados em forma binária, funcionando como uma espécie de código de barras visual.

O objetivo dos cientistas é usar a tecnologia para reforçar a segurança em senhas que usam biometria, por exemplo. Mas a membrana também pode ter outras funções. Ela pode ser inserida em cédulas monetárias como uma assinatura digital, para evitar falsificação de dinheiro. Ao expor a nota à luz azul, poderia ser possível verificar sua autenticidade.

Para testar a segurança da lente de contato, os cientistas implantaram o dispositivo em um olho de vaca. A lente foi exposta a níveis de luz azul aceitáveis ao olho humano, funcionando como os pesquisadores esperavam. “A intensidade do raio laser e a quantidade de energia necessária são tão baixas que não há dano ao olho", garantiu Malte Gather, um dos autores do trabalho.


 Fonte: IFLScience

Imagem: Universidade de St. Andrews/Reprodução