Agora
A IGREJA OCULTA
07H30
O SÓCIO
08H15
O SÓCIO
Todos os horários
ESPAÇO

Cientistas encontram uma das estrelas mais antigas da Via Láctea

Pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), na Espanha, descobriram recentemente uma das primeiras estrelas a se formar na Via Láctea. O achado foi feito por meio do Gran Telescopio Canarias (GTC), localizado no Observatório do Roque de los Muchachos,

Vídeo relacionado:

Calcula-se que nossa galáxia tenha se formado há aproximadamente 13 bilhões de anos, graças à fusão de halos minúsculos e diversos gases, que foram se acumulando. Por esse motivo, acredita-se que as estrelas mais antigas se encontram no centro da Via Láctea.

A estrela em questão foi batizada com o nome técnico de J0815 + 4729 e está localizada no halo da Via Láctea, perto da constelação de Lynx, a 7.500 anos-luz do Sol. Segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a composição química da J0815 + 4729 teve um papel fundamental na geração da Via Láctea.

Carlos Allende Prieto, astrofísico do IAC, explica que a análise dessa estrela necessita de “um esforço considerável de observação e computação. Requer uma espectroscopia de alta resolução em grandes telescópios para que os elementos químicos da estrela possam ser detectados”, ele afirma. “Isso pode nos ajudar a compreender as primeiras supernovas e seus progenitores”, conclui o cientista.

Fonte: Daily Mail

Imagem: Alex Mit/Shutterstock.com