Inicio

Comer grilos pode fazer bem para o seu intestino, segundo cientistas

Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2018 às 19:11 HS
Comer grilos pode fazer bem para o seu intestino, segundo cientistas-0

Você teria coragem de comer grilos? Pois um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão dos insetos é benéfica para a saúde. Entre os efeitos positivos estariam o melhor funcionamento do intestino e a redução de inflamações.

Vídeo relacionado:

Valerie Stull, que liderou o trabalho, disse que o objetivo era estudar como as fibras encontradas nos grilos poderiam afetar o trato gastrointestinal. A cientista explica que as fibras são carboidratos que quando ingeridos não são absorvidos pelo organismo. Elas são as fontes primárias de energia para as bactérias intestinais benéficas e ajudam no bom funcionamento das atividades fisiológicas.

Durante duas semanas, 20 pessoas participaram do experimento. Parte delas tomou um café da manhã contendo grilo em pó (misturado em bolinhos e shakes) enquanto um grupo de controle consumiu o desjejum sem o inseto. Depois disso, os participantes se submeteram a exames de sangue e foram entrevistados sobre seus históricos gastrointestinais.

Apesar de os participantes não terem relatado nenhuma mudança significativa em sua rotina intestinal, os exames laboratoriais apontaram resultados positivos no grupo que ingeriu os grilos. De acordo com o estudo, houve um aumento de uma enzima metabólica associada com a saúde intestinal. Além disso, também foi observada a redução de uma proteína sanguínea chamada TNF-alfa, relacionada a casos de câncer e depressão. Stull está otimista com os resultados, mas observou que ainda serão necessários novos estudos para confirmar os benefícios da ingestão dos insetos.


 Fonte: Huffington Post

Imagem: Shutterstock.com