Inicio

Conheça as inovações tecnológicas que veremos nesta Olimpíada

Por History Channel Brasil em 05 de Agosto de 2016 às 15:44 HS
Conheça as inovações tecnológicas que veremos nesta Olimpíada-0

Talento, técnica e esforço são fundamentais para um atleta olímpico, mas a tecnologia pode fazer a diferença de milésimos de segundo na subida ao pódio.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será possível conferir também o que há de mais inovador em equipamentos esportivos, desde que se adequados às regras da competição.

Confira aqui seis exemplos de acessórios que poderão fazer a diferença na busca pelo ouro.

1. Touca para esfriar a cabeça
O americano e campeão olímpico Ashton Eaton vai chamar a atenção no Rio 2016 com sua touca criada para “esfriar a cabeça”. A peça tem várias camadas interiores com água fria e cobre a cabeça e a testa, resfriando também a garganta.

Eaton vai participar do Decatlo, uma competição composta por 10 provas - 100 metros rasos; salto em distância, arremesso de peso, salto em altura,400 metros rasos (1º dia); 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500 metros (2º dia).

 

2. Tênis com pregos
Os tênis de atletas como Allyson Felix e Shelly-Ann Fraser terão “pregos” estrategicamente posicionados ao longo da sola do pé para impulsionar o corpo do atleta. Os “pregos” desenhados pela Nike são coloridos e poderão ser vistos pelo público.

Conheça as inovações tecnológicas que veremos nesta Olimpíada - 1

3. Maiô de carbono
Criados em 2012, os maiôs PowerSkin Carbon-Pro, com fibra de carbono, foram atualizados para os Jogos Olímpicos do Rio. Agora, veremos os maiôs PowerSkin Carbon-Ultra. O tecido ajuda a conectar certos grupos musculares dos atletas e isola outras partes do corpo.

4. Faixas estimulam músculos
Aquelas faixas usadas frequentemente para tratamentos musculares foram adaptadas com pequenas protuberâncias pontiagudas e serão fixadas em determinadas partes do corpo dos atletas para ajudar na eficiência do músculo. A forma da faixa muda de acordo com a modalidade esportiva.

5. Da neve direto para as praias do Rio
A mesma tecnologia dos óculos de esqui e neve será usada pelos jogadores de voleibol ou ciclistas no Rio. A Oakley projetou uma lente que evita o brilho excessivo, ajusta as cores e filtra os raios para o melhor conforto dos olhos. Dessa forma, o maior contraste faz com que alguns objetos pareçam mais nítidos.



6. Toucas personalizadas
A Speedo criou toucas personalizadas para os atletas a partir de moldes de impressoras 3D. Dessa forma, os nadadores terão uma touca de silicone que se encaixar perfeitamente na cabeça. Quanto mais perfeito o encaixe da touca, menor a probabilidade de entrar água.

Conheça as inovações tecnológicas que veremos nesta Olimpíada - 2


Fonte: playgroundmag.net
Imagem destaque e da touca de silicone: Divulgação
Imagem corredoras: Aspen Photo/Shutterstock.com