Inicio

Conheça o brasileiro que poderá encontrar a cura do câncer

Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2016 às 00:08 HS
Conheça o brasileiro que poderá encontrar a cura do câncer-0

Um pesquisador brasileiro de apenas 25 anos, que faz doutorado em química orgânica na Universidade de Oxford, na Inglaterra, tem o sonho de transformar o câncer em uma doença facilmente tratável.

Wilian Cortopassi, um Bolsista da Fundação Estudar, formou-se em Química pela PUC-Rio. Seu interesse pela área da saúde começou cedo, aos 15 anos, quando viu o pai sofrer com o tratamento para câncer de pulmão. A partir de então, ele decidiu seguir a carreira de pesquisador e ver o que poderia fazer para mudar a realidade de quem tinha que passar por quimioterapia.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Aos 16 anos, o garoto deixou a cidade natal de Contagem (MG) e de mudou para São José dos Campos (SP). Depois, tornou-se bolsista da Fundação Estudar. Em seguida, foi para o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, famoso pelo curso de química medicinal. Ali, não se adaptou ao local, e mudou-se para a PUC, onde concluiu os estudos antes de ir para Oxford, em 2013.

Na universidade inglesa, Wilian se dedica a temas da epigenética. Em entrevista à revista Exame, ele diz que “apenas uma herança genética não significa que você de fato terá uma doença como o câncer, mas influências externas como fumo, exposição intensa à radiação solar e depressão podem ativar esses fatores genéticos e, aí sim, a doença aparece.”

Daqui para frente, o pesquisador planeja entender como impedir que esses gatilhos sejam disparados. Ele também acredita no desenvolvimento de técnicas cada vez mas acessíveis de sequenciamento genético personalizado de tratamento.

“Quando uma pessoa descobrir que está com algum tipo de câncer, quero que não seja algo assustador como é hoje”, afirma Willian.

 

Conheça o brasileiro que poderá encontrar a cura do câncer - 1

 


Fonte: Exame.com
Imagem: Acervo Pessoal