Inicio

Conheça a rara doença que derrete a pele dos habitantes de uma pequena cidade no Brasil

Por History Channel Brasil em 10 de Outubro de 2019 às 17:02 HS
Conheça a rara doença que derrete a pele dos habitantes de uma pequena cidade no Brasil-0

Uma estranha doença hereditária afeta parte da população de Araras, em Goiás, fazendo com que a pele de seus habitantes derreta sob os raios solares. Trata-se de um problema genético que gera várias lesões cancerígenas. O xeroderma pigmentoso, abreviado no jargão médico simplesmente como XP, atinge a comunidade rural da região goiana.

A doença faz com que a pele de seus habitantes, majoritariamente camponeses, que trabalham todos os dias ao ar livre, fique extremamente sensível aos raios ultravioletas emitidos pelo sol.Em termos gerais, o XP é muito raro. Nos EUA, estima-se que uma pessoa a cada milhão sofra da doença. No entanto, na cidade de Araras, essa taxa é sensivelmente superior à estatística global, com mais de 20 pessoas afetadas em um total de 800 habitantes.

De acordo com as pesquisas médicas, os sintomas da doença começam a ser perceptíveis a partir dos cinco anos aproximadamente e, à medida que o paciente cresce, vão se agravando com o aumento exponencial das probabilidade de se contrair câncer. Esse é o caso de um habitante local de 38 anos, cujos sintomas começaram a se manifestar quando ele tinha nove anos. Os médicos demoraram mais de 20 anos para chegar a um diagnóstico preciso e, como consequência, ele teve que se submeter a mais de 50 intervenções cirúrgicas para a retirada de tumores da pele e para a recomposição facial.

Na opinião dos especialistas, a alta incidência da doença em Araras se deve ao fato de que em populações pequenas a ocorrência de casamentos consanguíneos é comum, o que favorece a transmissão genética de geração a geração.     

Conheça a rara doença que derrete a pele dos habitantes de uma pequena cidade no Brasil - 1


Imagens: The Library of Congress e James Halpern, Bryan Hopping e Joshua M Brostoff, via Wikimedia Commons