Inicio

Conheça a seringa que pode estancar hemorragias graves em 15 segundos

Por History Channel Brasil em 17 de Dezembro de 2015 às 22:29 HS
Conheça a seringa que pode estancar hemorragias graves em 15 segundos-0

A XSTAT Rapid Hemostasis System é uma seringa capaz de estancar hemorragias graves em apenas 15 segundos, e sua utilização em pessoas foi recentemente autorizada pela Food and Drug Administrarion (FDA). Sendo assim, esse sistema de hemostasia, usado pelos militares desde 2014, poderá ser aplicado em pessoas, o que evitará muitas mortes por sangramento, já que, em diversas ocasiões, não é possível receber um tratamento médico adequado a tempo. E como funciona?

 

[VEJA TAMBÉM: Estudo revela como ocorreu a disseminação do HIV pelo mundo]

 


Trata-se de uma seringa com 92 pequenas esponjas capazes de absorver cerca de meio litro de sangue, o que reduz radicalmente o risco de morte provocada, por exemplo, por feridas de bala. Seu sistema único lhe permite chegar a regiões de difícil acesso no corpo, como a virilha e as axilas. Seu uso, no entanto, não é recomendado em áreas como o tórax, o abdômen, pélvis ou tecido acima da clavícula.

Segundo estatísticas, nos EUA, entre 30% e 40% das mortes de pessoas por feridas traumáticas são por hemorragia, e 56% dessas pessoas morrem por não conseguirem chegar a tempo em um hospital. Agora, uma tecnologia pensada para o campo de batalha, ou seja, que foi desenvolvida para dar conta da pior das situações, pode contribuir para a diminuição dessas duras estatísticas, salvando a vida de muitas pessoas acidentadas.

 

Fonte: RT


Imagem: VectorLifestylepic/Shutterstock.com