Inicio

Descoberta a causa do naufrágio do único navio dos EUA a afundar na 1ª Guerra

Por History Channel Brasil em 21 de Dezembro de 2018 às 18:07 HS
Descoberta a causa do naufrágio do único navio dos EUA a afundar na 1ª Guerra -0

Em 18 de julho de 1918, nos momentos finais da Primeira Guerra Mundial, o navio USS San Diego deixou o porto de New Hampshire rumo a Nova York. No entanto, após 28 minutos, o navio explodiu e começou a afundar, selando o seu destino como a única grande embarcação dos Estados Unidos a naufragar durante o conflito. De 1100 tripulantes, apenas 6 morreram.

Vídeo relacionado:

Até agora, não se sabia a causa da explosão do navio. Porém, um projeto do Comando de História e Patrimônio Naval dos EUA utilizou robôs subaquáticos, imagens 3D em alta resolução e modelagem computacional para resolver o mistério centenário. O resultado mostrou que a embarcação afundou devido a uma mina deixada por um submarino alemão.

De acordo com relatórios alemães da época, o submarino U-156 estava na região na mesma data e, alguns dias depois, realizou o único ataque em solo norte-americano durante a Primeira Guerra. “Antes de iniciarmos essa pesquisa, eu não estava acostumado com o procedimento de coleta de dados 3D embaixo d’água. Em solo, fazemos isso o tempo todo, mas sob a água foi um desafio”, explicou o pesquisador Alexis Catsambis. Para ele, essas escavações ajudarão a tornar públicas informações importantes sobre aquele momento da história dos Estados Unidos.


Fonte: IFLScience 

Foto: Domínio Público, via Wikimedia Commons