Inicio

Descoberta de oficina de mumificação poderá desvendar mistérios do Egito

Por History Channel Brasil em 16 de Julho de 2018 às 15:34 HS
Descoberta de oficina de mumificação poderá desvendar mistérios do Egito-0

Ao escavarem o sítio arqueológico de Saqqara, no Egito, arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente. Lá, eles encontraram uma espécie de oficina de mumificação, 35 múmias, quatro sarcófagos decorados com joias, pequenas esculturas e uma máscara de ônix. 

Vídeo relacionado:

De acordo com os especialistas, a descoberta irá ajudar a entender melhor o processo de mumificação. "Estamos diante de uma mina de ouro de informações", disse Ramadan Badry Hussein, supervisor das escavações. No local, havia óleos e recipientes de medição, todos contendo rótulos de identificação. Assim, os arqueólogos acreditam que será possível descobrir a composição química do material usado para preservar as múmias. 

Os pesquisadores acreditam que a oficina seja do período Saíta-Persa (664-404 a.C.). As evidências encontradas também ajudarão a esclarecer a divisão entre os membros da sociedade daquela época.  "Há claras diferenças socioeconômicas entre as múmias encontradas. Algumas foram enterradas em câmaras particulares, enquanto outras foram sepultadas coletivamente", declarou Hussein.

Mais escavações serão feitas no local, com o objetivo de abrir várias câmaras lacradas. Além disso, quatro dos sarcófagos também serão abertos. "É apenas o começo, a área é muito rica. Tenho certeza que iremos encontrar muito mais artefatos", disse Mostafa Waziry, chefe do Conselho Egípcio de Antiguidades.

Descoberta de oficina de mumificação poderá desvendar mistérios do Egito - 1

 


 Fonte: The Guardian e NBC

Imagens: Ministério de Antiguidades do Egito