Inicio

Descoberta incrível: uma galáxia como a nossa, mas completamente “morta”

Por History Channel Brasil em 02 de Maio de 2017 às 18:50 HS
Descoberta incrível: uma galáxia como a nossa, mas completamente “morta”-0

Cientistas não conseguem explicar porque a galáxia congelou e apagou completamente! 

Vídeo relacionado:
Uma equipe internacional de astrônomos fez uma descoberta sem precedentes na história da ciência: uma galáxia gigante, formada quando o Universo tinha apenas 1,65 bilhão de anos (uma idade comparável com a da nossa Via Láctea), mas completamente inativa.

De acordo com Karl Glazebrook, professor, líder da equipe e diretor do Centro de Astrofísica e Supercomputação da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, a galáxia ZF-COSMOS-20115, localizada a 12 bilhões de anos-luz da Terra, caracteriza-se por ter uma densidade elevada, apesar de seu grande tamanho.

Após investigar a galáxia com os telescópios do Observatório W.M. Keck, no Arquipélago do Havaí (EUA), Glazebrook afirmou que o fato mais surpreendente é que ela se formou em uma velocidade enorme (cerca de 100 milhões de anos), mas, depois, esfriou e se apagou totalmente, sem que os cientistas pudessem dar explicações para esse fenômeno. “Uma vida e morte tão rápidas em uma fase tão precoce do Universo não são abordadas nas teorias de formação de galáxias com as quais costumamos lidar”, afirmou o cientista.


Fonte: Science News

Imagens: Shutterstock