Inicio

Descoberta indica que neandertais eram capazes de produzir arte

Por History Channel Brasil em 28 de Fevereiro de 2018 às 22:40 HS
Descoberta indica que neandertais eram capazes de produzir arte-0

Quando falamos no Homem de Neandertal, sempre imaginamos um troglodita bruto e estúpido. Mas novas evidências científicas apontam que eles eram bem mais sofisticados do que se imagina.

Vídeo relacionado:

Um estudo publicado pela revista Science sugere que os neandertais fizeram desenhos nas cavernas da Espanha cerca de 20 mil anos antes da chegada do homem moderno na Europa. Aparentemente eles também usavam conchas pintadas como adereços.

Os desenhos foram encontrados nos sítios arqueológicos de La Pasiega, Maltravieso e Ardales. As pinturas encontradas representam impressões das mãos dos neandertais, padrões geométricos e círculos vermelhos.  Os pesquisadores estimam que elas foram pintadas há cerca de 65 mil anos.

Por enquanto, foram encontrados apenas desenhos abstratos. "Só porque eles não pintavam animais, não quer dizer que eles não conseguissem desenhar animais", disse Alistair Pike, professor da Universidade de Southampton e coautor do estudo. "Até mesmo humanos modernos abordavam a arte de diferentes maneiras", explicou. O achado indica que até agora subestimávamos a capacidade intelectual de nossos primos na escala evolucionária.

Fonte: BBC

Imagem: life_in_a_pixel/Shutterstock.com