Inicio

Descoberta sobre pele de tubarão pode tornar aviões mais rápidos

Por History Channel Brasil em 30 de Julho de 2018 às 21:07 HS
Descoberta sobre pele de tubarão pode tornar aviões mais rápidos-0

Uma nova descoberta sobre os mistérios da pele de tubarão pode tornar aviões, drones e turbinas mais rápidos e eficientes. Apesar de parecer lisa, a pele do animal é coberta por minúsculas escamas, chamadas dentículos. Essas escamas ajudam a reduzir o atrito entre a água e o peixe, fazendo com que eles nadem mais rápido.

Vídeo relacionado:

Uma pesquisa da Universidade de Harvard aponta que além de reduzir a força de arrasto (que faz resistência ao movimento de um objeto sólido através de um fluido), a pele de tubarão também aumenta a força normal (que existe quando há contato entre o corpo e uma superfície de apoio). Isso quer dizer que a textura da pele do animal ajuda a impulsionar o animal para frente ao mesmo tempo em que reduz a resistência da água sobre ele. 

Após a descoberta, os cientistas usaram uma impressora 3-D para criar diferentes espécies de aerofólios baseados na pele do tubarão e testaram a aerodinâmica desses equipamentos em um tanque de água corrente. Esses equipamentos são chamados de geradores de vórtices e são geralmente acoplados em carros e aviões para aprimorar sua aerodinâmica. 

Como os testes, os pesquisadores descobriram que um tipo específico de design de gerador de vórtice aprimorou a razão entre empuxo e arrasto em 323%. Isso comprova que há um aumento significativo de impulsão e uma redução da resistência. 

“Esse aprimoramento no empuxo inspirado nos dentículos da pele de tubarão é um conceito novo. Ninguém havia demonstrado isso antes", disse o cientista August Domel.  O aumento da eficiência aerodinâmica dos equipamentos não é o único benefício que poderá resultar da descoberta. Se veículos podem se mover no ar ou na água com mais eficiência usando forças naturais, será possível uma economia no uso de combustíveis.

Fonte: Newsweek

Imagem: Stefan Pircher/Shutterstock.com