Inicio

Descoberto no México templo dedicado ao “deus do esfolamento”

Por History Channel Brasil em 03 de Janeiro de 2019 às 15:47 HS
Descoberto no México templo dedicado ao “deus do esfolamento”-0

Os sítios arqueológicos do México ainda escondem diversos tesouros. A mais recente descoberta foi a de um templo dedicado ao "deus do esfolamento" Xipe Tótec. Ele era venerado como a divindade da fertilidade, primavera, renascimento, liberação, vegetação e agricultura. Especialistas acreditam que a construção foi erguida entre os anos 1000 d.C e 1260 d.C.

Vídeo relacionado:

Durante um festival conhecido como Tlacaxipehualiztli (que significa "esfolamento dos homens”), o povo Popoloca fazia sacrifícios a Xipe Tótec. De acordo com um antigo mito, a divindade estendia sua pele sobre a terra durante a primavera, renovando o solo com nova vegetação. Em sua homenagem, tirava-se a pele de humanos em uma cerimônia que simbolizava o renascimento e a alternância das estações.

O ritual de sacrifício era feito entre dois altares circulares no templo. Arqueólogos acreditam que o esfolamento era realizado no local com base em esculturas encontradas por lá. Os artefatos parecem representar o próprio Xipe Tótec, retratado como duas caveiras e um torso coberto por pele. 

Apesar de ser um dos principais deuses das civilizações pré-colombianas, este é o primeiro templo encontrado dedicado a Xipe Tótec. A construção foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) na Zona Arqueológica de Ndachjian–Tehuacán, em Puebla.  A edificação tem 12 metros de largura por 3,5 de altura.

Descoberto no México templo dedicado ao “deus do esfolamento” - 1


Fontes: IFLScience e Instituto Nacional de Antropologia e História

Imagens: Melitón Tapia/Instituto Nacional de Antropologia e História/Reprodução