Inicio

Dezenas de múmias de gatos encontradas no Egito

Por History Channel Brasil em 13 de Novembro de 2018 às 13:52 HS
Dezenas de múmias de gatos encontradas no Egito-0

Arqueólogos encontraram dezenas de gatos mumificados em uma tumba perto do Cairo. No local também havia mais de 100 estatuetas em formato de felinos, uma delas, feita de bronze, representando Bastet, deusa dos gatos. Acredita-se que as relíquias tenham mais de 4500 anos.

Veja também: '8 milhões de múmias de cachorros encontradas em tumba':


A tumba foi localizada no sítio arqueológico de Saqqara, onde havia uma necrópole usada pelos habitantes da antiga cidade de Mênfis. O local data da época da Quinta Dinastia do Império Antigo. Uma outra tumba que permanece fechada também foi encontrada, o que levanta a possibilidade de existirem mais tesouros escondidos.

Segundo a especialista Antonietta Catanzariti, apesar de os antigos egípcios considerarem os gatos divinos, eles não necessariamente veneravam os felinos. "O que eles faziam era observar seu comportamento", explicou. Essa observação tinha como objetivo criar deuses e deusas à semelhança dos animais. Catanzariti também disse que a mumificação dos gatos era uma prática comum no Egito Antigo.

Os arqueólogos também fizeram uma descoberta inusitada no local: escaravelhos mumificados. "É algo realmente raro", disse Mostafa Waziri, do Ministério das Antiguidades do Egito. Ele disse que nunca tinha ouvido falar de algo parecido.

Dezenas de múmias de gatos encontradas no Egito - 1


Fonte: NPR

Imagens: Ministério das Antiguidades do Egito/Reprodução