Inicio

Doença da era vitoriana retorna assustando nos tempos modernos

Por History Channel Brasil em 10 de Maio de 2016 às 00:06 HS
Doença da era vitoriana retorna assustando nos tempos modernos-0

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e o governo britânico divulgaram o retorno de um dos pesadelos da era vitoriana: a escarlatina.

Essa doença infecciosa, que se tornou a maior causa de mortes infantis entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, parecia ter ficado no passado, combatida por poderosos antibióticos. No entanto, ela voltou.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



No final de 2011, foram identificados, em Hong Kong, 1.535 casos da doença transmitida por uma bactéria estreptococo – um número dez vezes maior que nos anos anteriores. E, desde setembro de 2015, foram relatados 6.157 casos na Inglaterra – cifra que supera todas as ocorrências do último meio século.

Embora esse aumento seja por si só alarmante, as autoridades explicam que o vírus foi modificado e se tornou uma doença mais fraca, pouco resistente aos medicamentos. Apesar de isso permitir que ela se propague com mais facilidade (dado que o vírus não mata o seu portador), a boa notícia é que seu índice de mortalidade é tão baixo que nenhuma morte foi registrada até o momento. 

De qualquer modo, diante de sintomas como dor de garganta e de cabeça, febre e erupções avermelhadas na pele, recomenda-se a consulta com um médico.

 

Doença da era vitoriana retorna assustando nos tempos modernos - 1

 


 

Fonte: RT 

Imagem: Alina R/Shutterstock.com