Inicio

Este é o novo robô carnívoro

Por History Channel Brasil em 24 de Novembro de 2016 às 18:29 HS
Este é o novo robô carnívoro-0

O protótipo do robô é autossuficiente e divide opiniões: ao mesmo tempo que pode ser útil ao planeta, pode representar uma ameaça à humanidade.

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acaba de apresentar o protótipo de um robô aquático autossuficiente, capaz de fabricar sua própria energia ao se alimentar de pequenos organismos vivos.

 

O robô é inspirado nas salpas, organismos marinos tubulares. Ele possui uma boca de polímero macio, pela qual se alimenta; um intestino artificial repleto de micróbios, que decompõem os alimentos ingeridos, transformando-os em energia; e um orifício, por onde expele os resíduos.

 

O robô é totalmente autômato: obtém a energia para que seu processo funcione sem a necessidade de nenhum outro combustível. Os responsáveis por sua criação acreditam que robôs com essas características serão muito úteis para a realização de trabalhos em áreas contaminadas, sem expor seres humanos.

 

Hemma Philamore, uma de suas criadoras, está entusiasmada com as possíveis aplicações do protótipo: “No futuro, robôs desse tipo poderão ser depositados no oceano para que coletem o lixo”, ela explica.

 

Outros, com medo do impacto que as novas tecnologias inteligentes possam ter sobre a humanidade, acreditam que a fabricação de um robô deste tipo antecipa uma série de horrores com consequências inimagináveis.

 


Fontes: RT, New Scientist

Imagem: Bristol Robotics Laboratory