Inicio

Lição de casa de aluno do Antigo Egito será exibida na Inglaterra

Por History Channel Brasil em 16 de Janeiro de 2019 às 18:22 HS
Lição de casa de aluno do Antigo Egito será exibida na Inglaterra-0

Uma relíquia de quase dois mil anos que será exposta na Inglaterra mostra como eram as lições de casa no Antigo Egito. A tabuleta de cera com moldura de madeira mostra uma lição de grego direcionada a uma criança. O texto apresenta exercícios de escrita e leitura, além de uma tabuada de multiplicar.

Vídeo relacionado:

A tabuleta data do século II d.C, quando o Egito estava sob domínio do Império Romano.  Aparentemente o texto foi escrito por um professor e copiado por um aluno. De acordo com Peter Toth, curador da Biblioteca Britânica, onde o artefato será exibido, a caligrafia do estudante é um pouco trêmula. 

O dever de casa também servia para ensinar lições morais e comportamentais. Entre as frases que aparecem na tabuleta estão "você deve apenas aceitar conselhos de um homem sábio" e "você não pode confiar em todos os seus amigos". "A mente também estava sendo instruída", disse Toth.

A tabuleta funcionava como uma espécie de lousa da época. O "quadro-negro" era feito de cera escura derretida. Objetos pontiagudos (precursores das canetas) eram usados para escrever em sua superfície. O artefato está muito bem preservado, o que é uma raridade. A relíquia foi adquirida pela Biblioteca Britânica em 1892 e será exibida pela primeira vez desde os anos 1970.


Fonte: IFLScience

Imagem: Biblioteca Britânica