Inicio

Médico acredita que Stephen Hawking sofria de poliomielite

Por History Channel Brasil em 23 de Março de 2018 às 23:13 HS
Médico acredita que Stephen Hawking sofria de poliomielite -0

Um médico norte-americano acredita que o recém-falecido cientista Stephen Hawking tenha sido diagnosticado erroneamente como portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). De acordo com Christopher B Cooper, professor emérito de medicina e fisiologia da Universidade da Califórnia, a possibilidade de ele ter realmente sofrido de ELA era baixa.

Vídeo relacionado:

Cooper disse que a idade do cientista quando foi diagnosticado (21 anos) e sua sobrevida de 55 anos não correspondem ao que os médicos conhecem sobre a ELA. Hawking, que morreu aos 76 anos, dependia de uma cadeira de rodas para se movimentar e de um sistema de voz computadorizado para se comunicar.

"A ELA é geralmente progressiva e sua média de sobrevida é de cerca de três anos. Menos de 20% dos pacientes vivem mais de 10 anos após o diagnóstico", disse Cooper.

O médico argumenta que é mais provável que o problema motor e neurológico de Hawking tenha sido causado por poliomielite. Tanto os Estados Unidos quanto a Europa enfrentaram epidemias da doença em 1952. A doença era relativamente comum na Inglaterra até que a vacinação se tornasse rotina, nos anos 1950. "Talvez Hawking tenha tido a infelicidade de contrair poliomielite alguns anos mais tarde, em 1963", disse Cooper.

Fonte: The Telegraph

Imagem: NASA/Paul Alers