Inicio

Mistério: cientistas detectam movimento em megaestrutura alienígena

Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 14:03 HS
Mistério: cientistas detectam movimento em megaestrutura alienígena -0

Será um cometa, um novo fenômeno ótico ou realmente uma estrutura alienígena? 

Vídeo relacionado:

A notícia fez estardalhaço em 2015, quando uma equipe de astrônomos encontrou uma estrutura monumental que bloqueava até 20% da luz emanada pela estrela KIC 8462852. A obstrução era grande demais para obedecer à interposição de algum planeta, o que gerou inúmeras teorias.

Desde então, muitos  pesquisadores  decidiram estudar esse fenômeno. Para isso, tiveram que esperar que a obstrução fosse novamente detectável a partir da Terra, o que, finalmente, aconteceu, segundo medições do Observatório Fairborn, no Arizona.

Porém, dessa vez, o bloqueio de luz foi de 3%, algo que nem sequer um planeta do tamanho de Júpiter poderia alcançar. Por isso, os pesquisadores, analisarão o fenômeno a partir de diferentes comprimentos de onda, com o objetivo de saber que tipo de material está obstruindo a luz.

Enquanto não saírem os resultados da análise, a pergunta sobre o que estará bloqueando a luz da KIC 8462852 terá como resposta somente as seguintes hipóteses: uma família de cometas, uma megaestrutura alienígena ou algum fenômeno ótico desconhecido.


Fonte: VIX
Imagem: NASA/JPL-CALTECH