Inicio

Mistério da construção das pirâmides do Egito pode ter sido desvendado

Por History Channel Brasil em 08 de Novembro de 2018 às 11:05 HS
Mistério da construção das pirâmides do Egito pode ter sido desvendado-0

Um dos maiores mistérios a respeito das pirâmides do Egito diz respeito ao transporte das pedras usadas para sua construção. Como rochas que pesavam toneladas eram levadas de pedreiras até o local onde as estruturas seriam erguidas? Um grupo de arqueólogos acredita que desvendou esse enigma.

Em um local próximo a Luxor, a equipe descobriu marcas deixadas por um equipamento que teria sido usado para carregar as gigantescas pedras. No sítio arqueológico de Hatnub funcionava uma antiga pedreira, de onde era extraída a matéria-prima para a construção das pirâmides. "O sistema era composto por uma rampa central ladeada por duas colunas de madeira com numerosas aberturas", disse Yannis Gourdon, do Instituto Francês de Arqueologia Oriental.

Gourdon diz que trenós eram amarrados com cordas às aberturas dos postes de madeira, sendo usados para deslocar as pedras pela rampa. Assim, os antigos egípcios conseguiam puxar enormes blocos de alabastro da pedreira por superfícies muito íngremes. Segundo o arqueólogo Roland Enmarch, as cordas amarradas aos trenós funcionavam como um sistema de multiplicação de forças, facilitando o transporte rampa acima.

Vídeo relacionado

"Esse tipo de sistema nunca foi encontrado em nenhum outro local", disse Gourdon. Segundo ele, baseado em inscrições encontradas no local que fazem menção ao faraó Queóps, a técnica já existia na época da construção da Grande Pirâmide de Gizé, erguida por aquele governante. No sítio arqueológico também foram descobertas gravuras e inscrições que retratam os trabalhadores que atuaram nas obras históricas.

Mistério da construção das pirâmides do Egito pode ter sido desvendado - 1

Mistério da construção das pirâmides do Egito pode ter sido desvendado - 2


 Fontes: Live Science e IFLScience

Imagem: Shutterstock.com, Ministério das Antiguidades do Egito e Instituto Francês de Arqueologia Oriental