Inicio

NASA: assim morrerá o nosso Sol?

Por History Channel Brasil em 06 de Outubro de 2016 às 11:52 HS
NASA: assim morrerá o nosso Sol?-0

Recentemente, a NASA publicou no seu site a imagem de uma estrela, de características muito parecidas ao nosso Sol, morrendo.

O “último adeus” do astro foi registrado pelo telescópio espacial Hubble e mostra, com uma clareza impressionante, o momento exato em que a estrela deixa de existir, o que dá uma ideia bastante precisa de como será a morte do Sol.

Porta-vozes da agência espacial explicam a fotografia: “A estrela está terminando sua vida ao se despir das camadas exteriores de gás que formam um casulo em torno do seu núcleo. A luz ultravioleta da estrela moribunda faz com que o material brilhe. A estrela em questão, uma anã branca, é o ponto branco observado no centro”.

Embora a imagem possa provocar inúmeros pesadelos apocalípticos, a NASA esclarece no seu comunicado que não há razões para prever um final comparável a esse para o Sol nos próximos milhões de anos. Mesmo que o astro-rei do nosso sistema certamente deixe de brilhar algum dia, estima-se que isso acontecerá em aproximadamente 5 bilhões de anos.

 


Fontes: NASART

Imagem: NASA, ESA, e K. Noll (STScI)